A Superintendente Estadual de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, informou nesta sexta-feira (28) que Goiás tem dois casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, o Covid-19, em investigação. As duas pessoas tiveram amostras de sangue coletadas e aguardam resultado do exame.
O Ministério da Saúde divulgou em coletiva, nesta tarde, que o estado tem cinco casos suspeitos. A superintendente explica que os três descartados nesta sexta-feira ainda não foram informados à pasta, portanto, ficaram dois.
“Os três de ontem que tiveram resultados negativos estão entre os cinco. O Ministério da Saúde estava aguardando a inserção de todos resultados no sistema e só concluímos agora a tarde [28] . Não deu tempo deles mudarem”, esclarece Amorim.
Segundo a superintendente, os dois casos suspeitos devem ficar em anonimato, mas a informação é que não precisaram aguardar o resultado em hospital. “Os outros dois tiveram amostras coletadas e não estão internados. Estes dois casos não necessitaram de hospitalização”, declarou.
A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) informou por meio de nota, nesta tarde, que trata-se de um homem e uma mulher (veja nota na íntegra ao final do texto).
Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.
Casos só são considerados oficialmente suspeitos depois de o Ministério da Saúde, cumprindo o protocolo, incluir os referidos casos na lista de suspeitos divulgada pelo órgão. No Brasil, houve a confirmação de um paciente com a doença em São Paulo.
Nota da SES-GO
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que há dois casos suspeitos do novo coronavírus em Goiás, sendo um homem e uma mulher, que já tiveram material coletado para exames e não estão hospitalizados.
Dos cinco casos considerados suspeitos no Estado pelo Ministério da Saúde, três já foram descartados. Somente na tarde desta sexta-feira, 28, os resultados dos três exames negativos foram disponibilizados no sistema do MS, por isso não foram descartados na apresentação do Governo Federal.
Por fim, a SES-GO informa que monitora sistematicamente suspeitas de novos casos, seguindo rigorosamente os critérios definidos pelo MS para a identificação de novos registros.
Fonte: G1 Goiás